Entenda quais as consequências da MP anunciada pelo Governo Federal

Foto: Divulgação

Medida foi anunciada hoje e já traz consequências diretas

Após a Medida Provisória (MP) do Governo Federal anunciada nesta quinta-feira, 18, que afirma que o direito da exibição de jogos passa a ser do clube mandante,  a tendência é que as transmissões no Brasil mudem a partir de agora.

Como funciona a MP?

Como diz o nome, a medida tem valor de lei provisoriamente, por 3 meses, podendo se renovar por mais 3. Para ter caráter definitivo, a medida precisa passar por votação na Câmara dos Deputados e no Senado. A MP determina que os direitos de transmissões da partida, passam a ser apenas do clube mandante, e não mais dos dois clubes.

Quem pode se beneficiar?

Flamengo: O Flamengo é beneficiado diretamente. Único clube da série A do brasileirão sem contrato de transmissão no campeonato estadual. Nesta quinta-feira,18, o Rubro-Negro voltará a jogar pelo Campeonato Carioca. O clube, desde o início do torneio, estava sem contrato com a emissora que detém os direitos de transmissão do campeonato( TV Globo), e negociava desde então. A pedida do clube foi considerada alta para a emissora carioca e a negociação esfriou, pelo menos até a data de hoje. Antes, sem seus jogos transmitidos, o Rubro Negro passa a poder negociar seus direitos com qualquer emissora ou ele mesmo transmitir todos seus jogos como mandante. Isso da ao clube um poder de barganha muito maior.

Grupo Turner: A emissora detentora dos direitos de transmissão do campeonato Brasileiro em tv fechada, tem hoje contrato com oito clube da série A. Além de Ceará e Fortaleza, o grupo tem os direitos de Athlético Paranaense, Bahia, Coritiba, Internacional, Palmeiras e Santos. Com a regra antiga, a emissora só teria direto de transmitir o jogo se tivesse contrato com as duas equipes. Com a mudança, basta ter contrato com o mandante da partida. A Turner, que tinha direito antes no entorno de 40 jogos, passaria a mais de 130.Aumentando, por exemplo, o número de transmissões das equipes cearenses. A empresa pode transmitir agora 19 jogos de cada clube, quando antes, seriam apenas 14.
O maior entrave da Turner, são os próprios clubes, que brigam na justiça pelo fim do contrato.

Quem perderá diretamente?

A principal prejudicada com essa medida é a TV Globo. Além de ter que ceder ao Flamengo para firmar um acordo, a emissora pode ver sua principal rival na briga pela transmissão do brasileirão ganhar fôlego e ter mais jogos para transmitir.

Essas previsões são válidas enquanto a medida estiver em vigência e com o brasileirão iniciando simultaneamente. Entretanto, o torneio nacional segue sem previsões para retorno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s