Nos 70 anos do Maracanã, relembre feitos dos clubes cearenses no templo do futebol

Foto: Divulgação

Vamos relembrar alguns feitos dos cearenses no templo

Nesta terça-feira, 16, o estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, completa exatos 70 anos de sua criação. Apesar do aniversário ser da Arena (como é chamado hoje), a comemoração também pode ser dos times cearenses. Isso porque em algumas ocasiões, os nossos clubes obtiveram confrontos marcantes realizados nesse local. Vamos relembrar alguns deles:

O mais recente, foi o jogo realizado em 2018 pelo Ceará. Em seu primeiro ano após o retorno a série A, o clube teve dificuldade no início do campeonato, mas um jogo marcou o início da grande recuperação do alvinegro, Flamengo 0x1 Ceará. Jogo realizado na vigésima segunda rodada da Série A, mudou o rumo do vovô dentro da competição. O cenário era desfavorável para equipe cearense, pois enfrentava a forte equipe carioca e um Maracanã lotado. Mas com um belo gol de Leandro Carvalho, aos 45 minutos do segundo tempo, Lisca e seus comandados mostraram a força de sua equipe.

Foto: Paulo Sérgio/Agência F8/Lancepress!

Em 2014 foi a vez do Icasa medir forças com os cariocas. Dessa vez, o duelo foi contra o Vasco da Gama, pela Série B. A partida tinha um tom festivo para os vascaínos, pois seria o jogo que poderia marcar o retorno de seu clube para a elite do futebol brasileiro. Mas não foi fácil como imaginavam. Após sair na frente com gol de Kleber, a equipe carioca sofreu o empate, após belo chute de Nilson, atacante do Verdão do Cariri. Com isso, o clima no estádio ficou tenso, pois os mandantes precisavam de no mínimo um empate para alcançar seu objetivo. O resultado final acabou ficando como estava, 1×1. Placar foi favorável para o Vasco, que conseguiu seu acesso para a elite e desfavorável para o Icasa, que acabou sendo rebaixado.

Foto: Reprodução/SporTV

No começo do século, em 2003, Flamengo e Fortaleza fizeram um embate marcante no Maracanã. O tricolor, que na época era o vice-lanterna da competição, conseguiu pela primeira vez duas vitórias consecutivas após vencer os rubro-negros (antes disso tinha vencido a equipe do Internacional). O grande nome dessa partida foi o atacante Vinícius, marcou todos os gols do confronto, que terminou em 2×0 para o Leão do Pici e marcou a primeira vitória de um time cearense no templo.

Em 1980, o Ferroviário fez sua primeira partida no lendário Maracanã. O duelo foi contra nada mais nada menos, que o Flamengo de Zico, que seria campeão mundial alguns meses depois. Apesar da derrota, o jogo foi marcante, pois seria a primeira partida do Tubarão da Barra nesse estádio. O placar final terminou em 2×1, com gols de Zico (dois) e Almir. Outra curiosidade, é que esse gol marcado pelo atacante coral foi apenas o terceiro tento de um jogador de alguma equipe cearense no estádio Maracanã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s