CONECTE-SE CONOSCO

Ceará SC

Clubes se unem e buscam sede única para finalizar a Copa do Nordeste

Publicado

em

Foto: Divulgação/cearasc.com

O interesse por encerrar a competição em campo, e o lado financeiro são os principais argumentos

Nesta terça-feira, 16, os clubes participantes da Copa do Nordeste 2020 farão reunião por videoconferência que define o futuro da competição regional. Como proposta de viabilizar o retorno do torneio os clubes apresentarão um projeto que estabelece sede única para a fase de mata-mata. Nesse momento por conta a continuidade dos Estaduais, do início do Brasileirão e retorno da Copa do Brasil haviam grandes riscos de cancelamento.

Segundo o presidente da Liga o desejo pela volta da Copa do Nordeste tem haver com o dinheiro que os clubes deixariam de receber caso se optasse pelo cancelamento. “A Copa do Nordeste tem pouquíssimas rodadas. Precisamos de mais quatro ou cinco datas e isso são 20 dias no máximo. Além disso, a Copa traz dinheiro aos clubes, que só pode chegar se acontecer”, disse Eduardo Rocha em entrevista para o globoesporte.com.      

Com mais de 90 dias parada por conta da pandemia no novo coronavírus, a Copa do Nordeste caso volte e com sede única, as partidas seriam de portões fechados. A medida adotada pelos clubes nordestinos se assemelha a formula criada pela a UEFA que decidiu por terminar a sua principal competição em sede única. A Liga dos Campeões teve seu retorno confirmado para agosto com jogos na cidade de Lisboa/POR em partidas de caráter eliminatório, sem volta.

Sobre jogar em outro Estado e de um possível beneficio para o time da sede escolhida o Presidente do Botafogo/PB rechaçou essa possibilidade, para ele portões fechados equilibra o jogo.

“Considerando que será portões fechados, o jogo poderá ser em qualquer estádio. Lógico que prefiro jogar em João Pessoa. O momento é totalmente atípico e temos que ceder para viabilizar a finalização da competição em campo” disse Sérgio Meira.

A ideia dos clubes é que a competição tenha resultado definido dentro de campo, por isso na reunião desta terça, 16, eles estão alinhados para sair com um plano para retorno do regional como afirmou Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, ao jornal O POVO. “Não foi discutido nada de uma fórmula. É desejo dos clubes que a competição seja encerrada no campo”.

Faltando uma rodada para o enceramento a primeira fase, tem apenas dois clubes classificados Fortaleza e Bahia ambos do grupo A. No mesmo grupo apenas Freipaulistano/SE e River/PI não tem chances de classificação as quartas de final, pois não podem superar os 9 pontos do ABC que está em 4º.

O grupo B tem uma disputa mais equilibrada em termos de vagas para o mata-mata. Do 1º ao 5º só tem três pontos separam o líder e o primeiro clube que está fora da zona de classificação, sendo esses Confiança/SE (13 pontos) e Santa Cruz/PE (10 pontos) . Imperatriz/MA, America/RN e CSA/AL já estão eliminados. Caso retorne nos moldes de sede única e sem jogo de volta para final, como previa o regulamento, serão 15 jogos até ser decidido o campeão.

Continue lendo
CLIQUE PARA COMENTAR

Deixe uma resposta

MAIS ACESSADAS

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados - CNPJ: 43.201.083/0001-90

Descubra mais sobre Futebol Cearense

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading