Opinião: Quais as chances de Ceará e Fortaleza em 2020 no cenário nacional?

               Foto: Reprodução/Fox Sports             

A reflexão vem após a fala do Diretor de Futebol do Ceará, Jorge Macedo

Na última sexta-feira, 12, em entrevista exclusiva ao jornal O POVO, o diretor de futebol do Ceará, Jorge Macedo, afirmou que a pandemia de Covid -19 vai acelerar o crescimento do alvinegro em cenário nacional. Jorge explicou ainda, que isso deve se ao poder financeiro atual do vovô, e a falta do mesmo entre parte dos grandes clubes do Brasil.

Esse pensamento é bem justificável, mas não se estendem apenas ao Ceará, mas também ao rival Fortaleza. Em termos de nordeste, o Bahia também se destaca. Atualmente, o Ceará lidera o ranking de saúde financeira entre os 30 melhores ranqueados da CBF. O Leão é o segundo na lista, tendo apenas uma temporada na série A e completando apenas três anos que deixou a Série C do brasileirão. Já o Bahia, figura na 8° posição no ranking, mas tem o maior orçamento do futebol nordestino.

O fato é que as três equipes podem sim surpreender no Brasileirão. Fortaleza e Bahia chegaram a lutar por vaga na Libertadores ano passado. O esquadrão lutou no primeiro turno, mas perdeu fôlego no restante do campeonato. Já o Leão, no finalzinho chegou e quase tira a última vaga do Corinthians.

Esse ano, com a crise financeira de Vasco, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Corinthians, ausência do Cruzeiro na Série A, e não menos importante, a crise mundial da pandemia, devem abrir espaço para o futebol nordestino. E quem tem controle financeiro, vai sofrer menos na crise e se recuperará mais rápido.

O Ceará de 2019 fica como alerta. O time já possuía estabilidade financeira, mas contratou  mal e somada a desorganização na montagem de elenco e as sucessivas mudanças de técnico, fez com que um time de grande potencial, lutasse contra o rebaixamento.

Apesar das previsões, o futebol brasileiro não tem data de retorno definida. O Campeonato Cearense pode retornar por volta do dia 20, mas ainda não se tem decisão.

Deixe uma resposta