O futebol cearense tem chances de conquistar uma Copa do Brasil?

Foto: Divulgação/CBF

Nosso estado tem um histórico de grandes feitos e campanhas históricas, com pluralidade de camisas

Hoje está completando 12 anos do primeiro título de Copa do Brasil da região Nordeste. Na ocasião, o Sport venceu o torneio, derrubando grandes camisas do futebol nacional, como Palmeiras, Internacional, Vasco e Corinthians na grande final, no dia 11 de junho de 2008, na Ilha do Retiro.

De lá pra cá, nenhum outro título foi conquistado pela região. Em 2010, o Vitória chegou perto da conquista, mas sucumbiu diante do Santos de Neymar, Ganso e Robinho. Em 2011, o Ceará chegou nas semifinais, entretanto, caiu para o futuro vice campeão daquela edição, Coritiba.

Campanhas de destaque entre cearenses na competição:

Fortaleza: O Leão tem como melhor desempenho, a campanha de 2001, quando caiu nas quartas de final para a Ponte Preta. Ano passado, o tricolor entrou nas oitavas de final, por ser campeão da Série B, mas não passou do Athletico Paranaense. Esse ano, o time de Rogério Ceni entrará novamente nas oitavas de finais, por ser atual campeão da Copa do Nordeste.

Ferroviário: O tubarão da Barra fez sua melhor campanha em 2018. Na edição, o Ferrim eliminou o Sport na Ilha do Retiro, depois de sair perdendo por 3×0, empatar o jogo e se classificar nos pênaltis. Só foi eliminado na quarta fase, diante do Atlético Mineiro. No ano seguinte, quase eliminou o Corinthians na primeira fase. O clube paulista só avançou por ter a vantagem do empate.

Horizonte: O Galo do Tabuleiro foi uma zebra logo na estreia em 2011. O time da Região metropolitana de Fortaleza, avançou duas fases, derrotando ASA (estava na segunda divisão do brasileirão na época) e Guarani-SP. Sendo eliminado apenas para o Flamengo de Ronaldinho e companhia. Mas antes, arrancou um empate no Rio de Janeiro. O galo voltou mais duas vezes a competição, sendo eliminado pro Fluminense e Palmeiras.

Ceará: Recordista de participações entre os tines do estado, o Vozão é o time de melhor desempenho na competição, entre os cearenses e o segundo no Nordeste. O histórico alvinegro é equiparável à São Paulo e Botafogo por exemplo. Ambos possuem um vice-campeonato, mas com o Ceará tendo uma semifinal a menos (Ceará chegou a duas semifinais). Em 1994, liderado pelo Sérgio Alves, o Vovô chegou a grande final contra o Grêmio de Felipão. O alvinegro perdeu o título por 1 gol de diferença, ao ser derrotado no Olímpico por 1×0. Jogo polêmico para a torcida alvinegra, que não esquece o lance de possível pênalti em Sérgio Alves no final da partida, que caso marcasse, poderia ser o gol do título. Em 2005, o Vozão caiu para o Fluminense, que também não conquistou o título naquela edição.

Atualmente, o futebol cearense vive seu melhor momento. Crescimento financeiro e estrutural entre suas três maiores camisas. Ceará e Fortaleza já chegaram as oitavas de final no formato atual da “Copa dos milhões”. Mas ainda é preciso mais organização, melhores projetos e ambição. A maior referência, é o Athletico Paranaense, que iniciou seu projeto de crescimento quase que simultâneo ao Ceará. Hoje, é atual campeão da competição e ganhou em 2018, a Copa Sul-americana.

O futebol cearense melhorou economicamente, mas seu maior recurso para equiparar se com os maiores elencos do país, ainda é a base. Revelar grandes jogadores e segura los no clube, certamente poderá nos trazer uma Copa do Brasil em um futuro breve.

Um comentário sobre “O futebol cearense tem chances de conquistar uma Copa do Brasil?

  1. Vocês não sabem escrever sobre o Ceará não?
    Se a pessoa for fazer uma comparação ou divulgar essa reportagem a campanha do Ceará está dividida em três partes. No começo fala de 2011, depois no final do texto fala 1994 e solta que em 2005 foi eliminado pelo fluminense. Federação imparcial. Falem melhor do Ceará.Se vocês colocassem que foram duas semifinais e uma final e uma final ficaria mais explicado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s