O futebol cearense tem chances de conquistar uma Copa do Brasil?

Foto: Divulgação/CBF

Nosso estado tem um histórico de grandes feitos e campanhas históricas, com pluralidade de camisas

Hoje está completando 12 anos do primeiro título de Copa do Brasil da região Nordeste. Na ocasião, o Sport venceu o torneio, derrubando grandes camisas do futebol nacional, como Palmeiras, Internacional, Vasco e Corinthians na grande final, no dia 11 de junho de 2008, na Ilha do Retiro.

De lá pra cá, nenhum outro título foi conquistado pela região. Em 2010, o Vitória chegou perto da conquista, mas sucumbiu diante do Santos de Neymar, Ganso e Robinho. Em 2011, o Ceará chegou nas semifinais, entretanto, caiu para o futuro vice campeão daquela edição, Coritiba.

Campanhas de destaque entre cearenses na competição:

Fortaleza: O Leão tem como melhor desempenho, a campanha de 2001, quando caiu nas quartas de final para a Ponte Preta. Ano passado, o tricolor entrou nas oitavas de final, por ser campeão da Série B, mas não passou do Athletico Paranaense. Esse ano, o time de Rogério Ceni entrará novamente nas oitavas de finais, por ser atual campeão da Copa do Nordeste.

Ferroviário: O tubarão da Barra fez sua melhor campanha em 2018. Na edição, o Ferrim eliminou o Sport na Ilha do Retiro, depois de sair perdendo por 3×0, empatar o jogo e se classificar nos pênaltis. Só foi eliminado na quarta fase, diante do Atlético Mineiro. No ano seguinte, quase eliminou o Corinthians na primeira fase. O clube paulista só avançou por ter a vantagem do empate.

Horizonte: O Galo do Tabuleiro foi uma zebra logo na estreia em 2011. O time da Região metropolitana de Fortaleza, avançou duas fases, derrotando ASA (estava na segunda divisão do brasileirão na época) e Guarani-SP. Sendo eliminado apenas para o Flamengo de Ronaldinho e companhia. Mas antes, arrancou um empate no Rio de Janeiro. O galo voltou mais duas vezes a competição, sendo eliminado pro Fluminense e Palmeiras.

Ceará: Recordista de participações entre os tines do estado, o Vozão é o time de melhor desempenho na competição, entre os cearenses e o segundo no Nordeste. O histórico alvinegro é equiparável à São Paulo e Botafogo por exemplo. Ambos possuem um vice-campeonato, mas com o Ceará tendo uma semifinal a menos (Ceará chegou a duas semifinais). Em 1994, liderado pelo Sérgio Alves, o Vovô chegou a grande final contra o Grêmio de Felipão. O alvinegro perdeu o título por 1 gol de diferença, ao ser derrotado no Olímpico por 1×0. Jogo polêmico para a torcida alvinegra, que não esquece o lance de possível pênalti em Sérgio Alves no final da partida, que caso marcasse, poderia ser o gol do título. Em 2005, o Vozão caiu para o Fluminense, que também não conquistou o título naquela edição.

Atualmente, o futebol cearense vive seu melhor momento. Crescimento financeiro e estrutural entre suas três maiores camisas. Ceará e Fortaleza já chegaram as oitavas de final no formato atual da “Copa dos milhões”. Mas ainda é preciso mais organização, melhores projetos e ambição. A maior referência, é o Athletico Paranaense, que iniciou seu projeto de crescimento quase que simultâneo ao Ceará. Hoje, é atual campeão da competição e ganhou em 2018, a Copa Sul-americana.

O futebol cearense melhorou economicamente, mas seu maior recurso para equiparar se com os maiores elencos do país, ainda é a base. Revelar grandes jogadores e segura los no clube, certamente poderá nos trazer uma Copa do Brasil em um futuro breve.

One thought on “O futebol cearense tem chances de conquistar uma Copa do Brasil?

  • 12 de junho de 2020 em 13:16
    Permalink

    Vocês não sabem escrever sobre o Ceará não?
    Se a pessoa for fazer uma comparação ou divulgar essa reportagem a campanha do Ceará está dividida em três partes. No começo fala de 2011, depois no final do texto fala 1994 e solta que em 2005 foi eliminado pelo fluminense. Federação imparcial. Falem melhor do Ceará.Se vocês colocassem que foram duas semifinais e uma final e uma final ficaria mais explicado.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: