Em enquete, torcida do Ceará elege Sérgio Alves como o maior jogador da história do clube; Gildo fica fora do Top10

Foto: Reprodução/Ceará
Um dos perfis mais engajados do Twitter, Nathan Cearamor, promoveu uma enquete para eleger o “Top 30” jogadores da história do Ceará Sporting Club.

Através do voto popular, durante o período de dois dias, o perfil angariou mais de 12 mil votos para decidir quem foram os 30 maiores jogadores que já passaram (ou ainda estão) no Ceará.

Por apenas um voto de diferença, o embate entre dois ídolos: Sérgio Alves e Mota terminou com a vitória do “Carrasco”.  Foram 426 votos para o grande vencedor.

Pelo time, foram 141 gols, o que o credenciou ao posto de 3º maior artilheiro da equipe.

Na carreira, em Clássicos-Rei, Sérgio Alves marcou 23 gols em 25 partidas contra o Fortaleza. Também foi campeão cearense em quatro oportunidades (1993, 1996, 1997 e 2002) e ajudou o Ceará no acesso à Série A, em 2009.

Fora dos gramados, aposentado, o então artilheiro atua agora como técnico do time feminino alvinegro. Em 2019, comandou a equipe no título do Estadual da modalidade.

Completa os três primeiros colocados o atacante Magno Alves.

Polêmica

Um dos maiores jogadores da história do Ceará, o atacante Gildo ficou de fora dos dez primeiros colocados. Grande parte dos alvinegros não aprovou a posição do ídolo na enquete.

Campeão estadual pelo Ceará em 1961, 1962, 1963 e 1971, anotou 261 gols pelo time.

Nascido em 12 de janeiro de 1940, ele também é o jogador que fez mais gols pelo clube nos Clássicos-Reis. Segundo dados do historiador e conselheiro do Ceará, Pedro Mapurunga, Gildo marcou pelo menos 261 gols em 441 partidas com a camisa do Vovô. Isso porque uma parte dos seus jogos na década de 1960 ainda não foram computados.

Além dos quatro títulos pelo Vovô, Gildo foi campeão do Norte-Nordeste de 1969, quando marcou o histórico da vitória por 3 a 2, contra o Remo, no PV. Jogou ainda pelo América de Rio Preto-SP e Calouros do Ar.

Foi artilheiro do Campeonato Cearense duas vezes: em 1961 e 1963, além de ser vice-artilheiro em 1962.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s