FC MEMÓRIA – Pedido do atacante, sucesso no país e adaptações: Rap do Clodoaldo completa 20 anos

Foto: Fortaleza EC

O sucesso ganhou espaço na mídia do Brasil inteiro

Você que acompanha futebol, ou até que não acompanha, já deve ter escutado o “Rap do Clodoaldo”. Grande revelação do Fortaleza no início dos anos 2000, o baixinho ajudou o leão a ganhar cinco títulos estaduais e a idolatria da torcida pelo jogador ganhou as arquibancadas em forma de canção. O sucesso que na época ganhou espaço na mídia do Brasil inteiro e que esse ano completa 20 anos, foi criado por um DJ torcedor do leão.

Apaixonado pelo tricolor de aço e por funk, o DJ Caio Froes, sempre frequentava aos jogos do clube. E assim como todo torcedor do Leão, o músico cearense era fã de Clodoaldo. O que Caio não imaginava era de que a admiração era recíproca. Um certo dia, o DJ recebeu a ligação de um amigo que estava no Pici. Ao lado, estava o baixinho Clodoaldo, que desejava um CD com os sucessos do DJ.

Foi então que a ideia do rap para o atacante nasceu: “Tínhamos um amigo em comum e esse amigo estava no Pici com o Clodoaldo. Ele me ligou dizendo que o Clodoaldo era meu fã, que admirava muito meu trabalho e perguntou se eu poderia gravar um CD com minhas músicas pra ele. Foi quando me veio a ideia de fazer a música e colocar no CD. Fazer uma surpresa que até então só ficaria somente entre nós”.

dj caio e clodo
DJ Caio e Clodoaldo – Foto: Arquivo Pessoal

Depois de elaborada, a letra ganhou forma na voz de MC Gordinho e nas mixagens do próprio DJ Caio. A canção também virou faixa de um dos primeiros Cd’s produzido pela Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF). Aos poucos, o hit que era pra ficar entre o DJ e o jogador, foi ganhando as arquibancadas e os programas esportivos do país. Caio comenta que a divulgação do “Rap do Clodoaldo” nacionalmente foi bom para o cantor, para o Fortaleza e lógico, para o jogador: “Totalmente gratificante, por vários motivos, entre eles: conseguir emplacar uma música nacionalmente, ajudar a expor o time do meu coração de forma positiva e contribuir para que o próprio Clodoaldo fosse aquele sucesso que ele foi”.

O refrão da música faz sucesso até hoje. Além do torcedor tricolor, que sabe o rap decorado do início ao fim, outros fãs da melodia lembram do trecho que dominou o futebol brasileiro na época. Na última semana, em uma programa da  Fox Sports que debatia o melhor Fortaleza de todos os tempos, o ex-jogador e agora comentarista Edmundo deu uma palhinha da canção. DJ Caio diz que ficou orgulhoso pela lembrança do “animal”: “Sentimento de orgulho. É muito gratificante, ainda mais vindo de um grande ídolo do futebol Brasileiro”.

Rap do Clodoaldo no quadro “Canta, Galera!”, no Globo Esporte

Em 2003, ano em que o Fortaleza retornou a Série A do Campeonato Brasileiro depois de uma década, a melô do baixinho figurou por várias vezes o programa Globo Esporte, em sua edição nacional. A exibição de várias matérias com o jogador fez com que torcidas de vários locais do Brasil adotassem a canção para seus jogadores. Após a final do Campeonato Cearense de 2003, Clodoaldo chegou a ser tema do Jornal Nacional, como um dos destaques dos estaduais daquele ano.

CLODOALDO NO CEARÁ

No início de 2006, para a surpresa de todos, o baixinho Clodoaldo acertou com o Ceará, maior rival do Fortaleza. Desde aquele momento, a idolatria da torcida tricolor com o segundo maior artilheiro do clube (126 gols) foi abalada. No alvinegro, o ex-capetinha do Pici não fez tanto sucesso como no tricolor, mas ainda assim conquistou duas vezes o Campeonato Cearense. O rap várias vezes cantado pela torcida do leão, logo foi adaptado para a versão do vovô. O Clodoaldo matador, virou Clodoaldo é Cearamor.

Apesar de ser declaradamente torcedor do Fortaleza e autor da música do baixinho, DJ Caio garante que a mudança de clube não causou revolta. Segundo o músico, a amizade com vários torcedores do Ceará ajudou e o DJ até elogiou a adaptação alvinegra:”De forma alguma(se teria ficado chateado). Tenho vários amigos também no Ceará. Achei super bacana a adaptação”.

clodo
Foto: Arquivo Pessoal

VOLTA DE CLODOALDO AO FORTALEZA

Depois de 13 anos longe do Fortaleza, rodando por vários clubes do país, Clodoaldo retornou ao tricolor em 2017 para resgatar a idolatria que estava arranhada desde a saída para o Ceará. Em uma ação para a torcida perdoar o baixinho, o presidente da época Luís Eduardo Girão chamou o ex-atacante de volta para o Pici, agora para atuar como funcionário do clube. O retorno de Clodoaldo ganhou mais uma versão na voz do atual senador da República: “Uh terror, Clodoaldo é tricolor”.

Um vídeo chamado com o pedido de perdão do artilheiro foi produzido pela TV Leão. Confira o vídeo abaixo:

Crédito: Fortaleza EC

MARCELO PAZ É FÃ DE CLODOALDO

Em 2018, já com Marcelo Paz na presidência do Fortaleza, Clodoaldo voltou a jogar pelo clube em uma competição oficial, a Taça Fares Lopes. Três jogos e apenas um gol foi o resumo da participação do atacantes antes de se lesionar. Em 2019, Clodoaldo voltou a disputar a competição, dessa vez ao lado de Rinaldo, outro ídolo do leão.

Um dos principais fãs de Clodoaldo no Pici é o próprio Marcelo Paz. Em uma conversa com o Portal Futebol Cearense, o dirigente falou sobre sua idolatria pelo baixinho, que na opinião de Marcelo, é o maior jogador da história centenária do leão: “Eu era fã do Clodoaldo. Sempre fui. Eu acho que é o maior jogador da história do Fortaleza, o mais talentoso que eu vi jogar. Jogador genial, jogador que marcou época, que encantou gerações, que formou uma legião de torcedores do Fortaleza. Eu acompanhei isso de perto, da arquibancada, vibrando por ele. Hoje tenho um prazer de trabalhar junto e é um cara muito do bem”.

pazclodo
Marcelo Paz, Clodoaldo e Daniel de Paula no Pici. (Foto: Fortaleza Esporte Clube)

CONFIRA UM VÍDEO COM GOLS DE CLODOALDO E O RAP DO BAIXINHO:

Crédito: Bora Leão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s