FC MEMÓRIA – A história marcante de sucesso da “Jangada Atômica” no Fortaleza

Foto: Divulgação

Time foi sucesso nacional naquela época

Um detalhe pequeno acima do número chama a atenção: uma jangada. Esse símbolo, que presente na nova camisa do Fortaleza para a temporada de 2020, remete a um icônico time que até hoje é sempre lembrado como um dos melhores  da história do tricolor: a jangada atômica.

O apelido veio por conta de uma matéria da revista Placar, que publicou uma reportagem com a manchete “É uma Fortaleza – Jangada Atômica”, após uma vitória do leão por 3 x 1 sobre o Ceará.  Naquele dia, além de dar o título estadual ao leão, a partida consolidou a marca de 16 jogos de invencibilidade sobre o seu maior rival.

Além do título estadual, a jangada atômica também fez sucesso nacional. Como na Copa João Havelange de 2000. Na competição, o time ficou em 5º lugar na segunda divisão.Na Copa do Brasil de 2001, quando o tricolor chegou nas quartas de final, sendo eliminado pela Ponte Preta, e na Copa do Nordeste quando o time chegou a semi final.

Mesmo não tendo conquistado mais títulos, a jangada atômica até hoje está marcada nos corações dos tricolores. Principalmente com o seu estilo de jogo, que encantou não só os torcedores, mas como os jornalistas esportivos. Foi nesse time que se conheceu um jogador específico que se tornou ícone do futebol cearense: Clodoaldo.

O atacante por seu estilo de jogo arisco e marcador de gols sendo alguns decisivos ou por cobertura, que se tornou a sua marca, logo caiu nas graças da torcida tanto que até música com seu nome foi criada, além dele Ferdinando Teixeira entrou no rol de ídolos do tricolor do Pici.

De todos os jogos desse time, além dos 3 x 1 sobre o Ceará está o jogo contra o Santa Cruz que em pleno Arruda, o Fortaleza aplicou uma goleada por 4 x 1, além do placar a forma com a qual o time jogou nessa partida até hoje é lembrada pelos torcedores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s