FCF apresenta aos clubes um plano de retomada do Campeonato Cearense 2020

Foto: Divulgação/FCF

Castelão receberá maioria dos jogos

Na tarde desta segunda-feira, 8, a Federação Cearense de Futebol (FCF), reuniu os oito clubes que ainda disputam a Série A do Campeonato Cearense 2020 para apresentar um Plano de Retomada do Futebol Cearense, com objetivo de sugerir a implementação e aplicação das estratégias e medidas de prevenção à COVID-19, no retorno gradativo do futebol. Nessa primeira etapa, as estratégias estarão voltadas aos treinamentos do futebol profissional da categoria masculina, para os clubes que jogam a Série A do estadual.

A reunião aconteceu de forma virtual, através de um plataforma digital, e contou com a participação de todos os presidentes dos clubes, exceto o Ceará que foi representado pelo seu diretor financeiro, João Paulo. O encontro teve como intuito principal apresentar um guia médico elaborado pela Federação para que os clubes que ainda não estão treinando voltem as suas atividades.

Segundo o documento apresentado na reunião, caberá a cada um dos oito clubes a responsabilidade de elaborar, apresentar, aplicar e acompanhar a execução do seu protocolo médico interno de realização dos treinos. O guia técnico, com as definições das datas dos jogos, só será confirmado e divulgado após as definições da CBF quanto ao calendário do Campeonato Brasileiro. Diante disso, os clubes ficam livres para escolher a data de retorno aos treinamentos, sendo ainda no mês de Junho ou até mesmo no mês de Julho.

A FCF irá doar testes iniciais para a COVID-19 aos quatro clubes que não dispõe de condições financeiras para terem uma grande estrutura para poucas datas de jogos no restante do ano. São eles: Caucaia, Barbalha, Atlético Cearense e Pacajus. Além dos testes, os CTs destes clubes receberão a primeira higienização à custo da federação. Floresta e Guarany, por terem calendário com mais datas e um tempo maior para se prepararem, não entrarão no grupo dos ajudados inicialmente.

A equipe médica da federação, comandada pelo Dr. Henrique Bastos, irá visitar os locais de treinos, para avaliar as condições de adaptação dos mesmos, além de palestrar sobre os protocolos para comissões técnicas, atletas e funcionários. A psisóloga Tassia Ramos também fará parte da equipe, com um trabalho voltado aos atletas.

Segundo o Presidente Mauro Carmélio, dos 11 jogos que ainda restam a ser feitos, entre 7 e 8 jogos serão realizados na Arena Castelão. Os demais jogos, a Federação estuda a possibilidade de fazer em outros estádios como o Elzir Cabral e o Raimundo de Oliveira, em Caucaia. A equipe médica será responsável por conferir as condições de cada praça esportiva e aprovar a utilização delas.

Os clubes ainda devem receber apoio para os custos em dias de jogos, relacionados a arbitragem e ao aluguel de estádio. A FCF estuda a forma de viabilizar esse apoio.

Os jogos da primeira fase que ainda serão realizados são:

6ª Rodada
Caucaia x FC Atlético
Guarany (S) x Fortaleza
Barbalha x Ceará

7ª Rodada
Barbalha x Guarany (S)
Ceará x Fortaleza
FC Atlético x Pacajus
Ferroviário x Caucaia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s